Blog
Paloma

Consumo Médio de Gás em Apartamento: saiba como economizar

Consumo Médio de Gás em Apartamento
27 de março de 2020

Uma das maiores preocupações das pessoas que investem em aquecedores a gás é como ficará o consumo médio de gás no apartamento. Aqui no nosso blog, já falamos bastante sobre como essa solução é interessante e merece ser considerada em determinados casos (veja também: Aquecedor a Gás: entenda por que investir nessa solução). No artigo de hoje, comentamos melhor sobre os gastos envolvendo esse equipamento. Vamos lá?

Consumo Médio de Gás em Apartamento

É importante reforçar que o consumo do aquecedor a gás depende de variados fatores: quantas pessoas moram na casa? Quantos banhos são tomados diariamente? O quanto de água em geral é consumida?

Para facilitar o entendimento, usaremos um exemplo: contabilizando em metros cúbicos, cada unidade de gás custa R$ 2,89. Em uma casa com quatro moradores que tomam pelo menos um banho por dia, o consumo diário será cerca de à 0,60 m³. Dessa forma, durante o mês, a conta desta casa – considerando somente o aquecedor a gás – será de R$ 52,08.

Quando comparamos com o chuveiro elétrico, há ainda mais um detalhe importante: além da tarifa diferente, temos a vazão de água que influencia diretamente na quantidade utilizada no banho. Em média, o modelo elétrico tem uma vazão de 6 a 7 litros por minuto. Já uma ducha padrão usada em um aquecedor a gás gira em torno de 10 a 12 litros por minuto, e acredite, isso faz uma grande diferença nos custos finais.

Instalação de aquecedor a gás e dicas para economizar

O aquecedor a gás exige um investimento maior, isso é inegável. Contudo, não podemos esquecer a grande melhora que a solução oferece. Estamos falando de uma vazão maior de água e temperatura muito mais agradável – até mesmo se comparado aos melhores chuveiros elétricos.

Além disso, mesmo que o valor inicial seja mais elevado, nem sempre o chuveiro a gás sai mais caro que a utilização de eletricidade. Quer saber como? Veja nossas 5 dicas abaixo!

1. Cuide da manutenção do seu aquecedor a gás

Para qualquer equipamento, a manutenção é fundamental para reparar falhas, prevenir problemas e melhorar o rendimento. Essa etapa é indicada uma vez por ano. Para saber mais, veja nosso artigo sobre manutenção em aquecedores a gás.

2. Atente-se à temperatura

Em todo chuveiro a gás há duas torneiras: uma quente e uma fria. Em hotéis, por exemplo, é comum a gente ligar as duas para regular melhor a temperatura. Contudo, você sabia que essa atitude aumenta o consumo de gás durante o banho? Nesse caso, a melhor solução é regular a temperatura do próprio aquecedor a gás, para que assim, seja possível tomar um banho quente sem utilizar a torneira de água fria. Além de economizar na conta de gás, você também diminui o consumo de água, uma vez que apenas uma torneira dará vazão.

3. Quando não for usar, desligue o aquecedor para evitar consumo desnecessário

Essa é uma dica que as pessoas mais atentas já saberão. Se você utiliza fogão a gás, sabe que é importante desligar o registro de gás quando for ficar fora por um tempo. Além de ser uma prática de segurança, é uma excelente forma de economizar. A ação vale para o chuveiro a gás também. Dessa forma, você evita vazamentos que comprometem a saúde dos presentes e gastos desnecessários.

4. Não hesite em pedir ajuda especializada

Nunca, em hipótese alguma, faça alterações técnicas em seu aquecedor a gás. Existem mudanças que sim, podem ser feitas por usuários, porém, muitas vezes a expertise de um profissional é necessária.

5. Seja consciente com o consumo de água e diminua o consumo médio do aquecedor a gás

Essa última dica serve para qualquer situação: seja consciente com o consumo! Economize água, preste atenção no consumo médio de gás no seu apartamento e ajude a preservar o meio ambiente.

O que achou do nosso artigo sobre o consumo médio de gás em apartamento? Conseguiu entender a melhor por que investir nessa solução? Se gostou, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que estão com essa dúvida. Além disso, não esqueça: temos artigos toda semana em nosso site, fique ligado e acompanhe nossas novidades.

Portanto, nos vemos na próxima!

Leia também



Boiler: Entenda como funciona e outras dicas
Como funciona o aquecedor a gás: Tudo que você precisa saber
Copyright © 2019 Rheem Aquecedores. Todos os direitos reservados.
Otimização de sites Multlinks