Blog
Paloma

Manutenção Preventiva de Aquecedor a Gás: entenda a importância

Manutenção Preventiva para Aquecedor a Gás
09 de outubro de 2019

O aquecedor a gás se tornou um equipamento muito popular aqui no Brasil, especialmente por permitir o uso de água quente de forma mais econômica em comparação ao aquecimento elétrico. E não vamos negar, não existe nada melhor do que a garantia de um banho quente e a água aquecida para lavar a louça em dias frios, não é? Entretanto, após a instalação, muitas pessoas tendem a esquecer um detalhe que faz toda a diferença no bom funcionamento e durabilidade do seu aquecedor: a manutenção preventiva.
Ela é o oposto da manutenção corretiva, ou seja, esse tipo de serviço visa evitar o surgimento de qualquer tipo de falha e quebras. Em muitos segmentos, a prática é fundamental para assegurar um excelente desempenho de todos os equipamentos, gerando confiabilidade e segurança.
Nesse artigo, vamos explicar melhor a importância da manutenção preventiva para aquecedores a gás. Então, se quer preservar todo o conforto de sua casa com água quentinha, não deixe de acompanhar nossas dicas.

Manutenção Preventiva para aquecedores a gás: como é feita?

O processo consiste em uma revisão geral e na limpeza do aquecedor a gás, para assim, manter as condições ideais para operação do equipamento. É importante que ela seja realizada anualmente. No entanto, caso o seu uso seja comercial ou industrial, indicamos uma manutenção preventiva a cada seis meses.

Quem faz a manutenção técnica preventiva do aquecedor a gás?

Esse é um tópico delicado: a manutenção só pode ser feita por profissionais bem treinados e credenciados para realizarem montagens, manutenções e ensaios de instalações respeitando os projetos e normas.
Além disso, devemos reforçar a importância de procurar sempre profissionais de assistências técnicas autorizadas pela marca correspondente do seu aquecedor a gás.

Importância da Manutenção Antes do Inverno

Como destacamos antes, para uso residencial, a manutenção preventiva anual é recomendada. Mas aqui, cabe um adendo: o período que antecede o inverno pode ser uma ótima hora para executar o serviço. Isso porque, durante a estação, as pessoas normalmente fecham portas e janelas de casa para combater o frio. Essa ação acaba ampliando a situação de perigo caso haja alguma irregularidade com o seu aquecedor a gás.

Aquecedor a gás: riscos de não fazer a manutenção

A não realização da manutenção para aquecedor a gás pode aumentar os riscos de falhas no equipamento, sendo que as mais comuns são:

  1. Danifica a operação do aquecedor: surgem códigos de erros no display digital; desligamento repentino do aquecedor; oscilação de temperaturas; acúmulos de sujeira que causam erros no funcionamento.
  2. Perigos relacionados ao monóxido de carbono: trata-se de um gás tóxico que pode envenenar tanto pessoas quanto animais. Muitas vezes, o vazamento pode ser imperceptível e gradual. Os primeiros sintomas são náusea e fraqueza, sinais tradicionais de um mal estar corriqueiro. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante: ela evita que sua família corra esse risco.
  3. Temperatura exageradamente altas e condições perigosas: pode ocorrer o aumento inadequado da temperatura da água, o que gera riscos a integridade física da pessoa.

Manutenção Preventiva de Aquecedor a Gás: confie na empresa certa!

Você sabia sobre toda a importância da manutenção preventiva para aquecedor a gás? Agora ficou claro porque é um serviço essencial para a sua casa, comércio ou indústria correto? Para não ter dor de cabeça, confie no nossa equipe de especialistas em soluções de aquecimento a gás. Temos um time credenciado e devidamente autorizado para realizar limpezas, instalações, entre outros serviços.
Se gostou de nosso artigo, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que possuem aquecimento a gás. Temos artigos toda semana em nosso site, fique ligado e acompanhe nossas novidades.
Até a próxima!

Leia também



Boiler: Entenda como funciona e outras dicas
Como funciona o aquecedor a gás: Tudo que você precisa saber
Copyright © 2019 Rheem Aquecedores. Todos os direitos reservados.
Otimização de sites Multlinks