Notícias

Como realizar a limpeza do Aquecedor a Gás

Limpeza de Aquecedor de Gás

O aquecedor a gás é um instrumento poderoso para um banho quente depois de um dia cheio de trabalho. Porém, com o passar do tempo, o aparelho precisa de limpeza e manutenção.

Um dia, ao tomar seu banho, você começa a perceber alguns probleminhas que não existiam antes:

  • O aquecedor a gás não esquenta a água e o banho fica mais gelado;
  • Aquecedor com barulho, gerando um ruído insuportável quando o produto funciona;
  • A passagem de gás começa a ficar irregular, diminuindo a chama no meio do banho e no sistema abre-fecha do registro para voltar ao normal;
  • Entre outros.

Estes sinais indicam que é necessário fazer a manutenção do aquecedor, de modo a que o produto volte às condições plenas de funcionamento sem dar dor de cabeça para você e sua família.

Talvez você se pergunte: Posso fazer a limpeza do aquecedor a gás? Sim! Mas antes de você sair e começar a querer limpar, leia as dicas que preparamos para uma limpeza segura do aquecedor.

Como fazer a manutenção do aquecedor

É importante frisar que alguns procedimentos podem ser feitos pelo próprio usuário, sendo os mais simples, enquanto a manutenção para problemas mais específicos só podem ser feitos com o apoio de um profissional qualificado.

Cliente

O cliente pode fazer a limpeza da parte externa do aquecedor. Para isso, utilize um pano úmido e sabão neutro, apenas. Não utilize produtos que sejam inflamáveis e esponjas abrasivas.

Além da parte externa, ele pode fazer a limpeza do filtro de entrada da água a cada 6 meses, desligando a energia do aquecedor e o fornecimento de água. Após isso, desligar o registro de água fria e liberando a água quente para drenar o aquecedor.

Depois, é desconectar o filtro de água, sem torcê-lo, com o risco de danificá-lo. Para remover os resíduos de sujeira, água corrente e escova macia. Com o filtro limpo, recoloque o filtro no aquecedor e reconectá-lo, religando a energia e abrindo o registro de água fria.

O filtro de ar pode estar sujo e impedindo o aquecimento da água. Para isso, é só desconectar o filtro da energia e remover o filtro por baixo, sem torcer o mesmo. A limpeza é feita com o aspirador de pó para sujeira superficial e com água e escova para sujeira mais profunda. Para reinserir o filtro, deve estar totalmente seco.

Limpeza pela assistência técnica

Mas, se mesmo assim, o seu aquecedor de gás não esquenta ou convive com o barulho, é o momento de chamar a assistência especializada da Rheem. O serviço deve ser realizado periodicamente para funcionar adequadamente.

Só o técnico qualificado pode verificar a situação do queimador e fazer a limpeza dele, além de verificar a tubulação e o barulho que possa causar na hora da passagem de gás.

 Dicas

Para isso, é importante utilizar produtos fabricados pela Rheem, com total assistência técnica e qualidade de fábrica, garantindo a sua segurança e a certeza de um banho de qualidade.