Notícias

Instalação de Boiler: 5 cuidados que você precisa ter

Instalação de Boiler: conheça os cuidados

Em nosso blog, você já leu sobre como funciona o boiler e um comparativo entre boilers e aquecedores a gás. No artigo de hoje, o assunto ainda será esse importante equipamento, mas o foco será a sua instalação. Confira 5 cuidados que você deve ter na hora de instalar o boiler!

Então, se quer garantir água quente todos os dias na sua casa, leia esse artigo até o final!

Cuidados para a instalação de boiler

Por se tratar de uma peça fundamental para o bom funcionamento do sistema de aquecimento solar, é preciso seguir algumas medidas para garantir o seu pleno e correto desempenho. Veja abaixo as principais:

1. Espaço para a instalação de boiler

O boiler não é um equipamento pequeno – um dos menores, por exemplo, tem mais de um metro de comprimento. Além disso, quanto maior a capacidade do reservatório, maior será o seu tamanho. Portanto, separe um espaço considerável para a instalação do boiler. No caso dos boilers a gás, é importante também escolher uma área ventilada para que não ocorra risco de intoxicações por monóxido de carbono.

O boiler elétrico, por outro lado, não precisa ser instalado em área ventilada. Contudo, ele exige um grande espaço também. Por fim, quando falamos no boiler solar, além do espaço para o equipamento, temos que considerar as placas solares que podem ser instaladas no telhado da casa.

Dica: muitas pessoas optam por construir um espaço próprio para o boiler a gás, como uma pequena área próxima a lavanderia.

2. Duchas e misturadores

Ao instalar o boiler em sua casa, você precisa trocar os chuveiros por duchas, e as torneiras por misturadores. Há muitos modelos de duchas no mercado, com funções variadas, como massagem e cachoeira. Escolha a que mais te agrada. Tanto as duchas quanto os misturadores serão abastecidos diretamente pela água do boiler.

3. Vazão da Água

Essa é uma etapa fundamental antes da instalação do boiler: antes de realizá-la, é preciso saber a quantidade que você e sua família consomem diariamente. Ou seja, se você precisará de um reservatório de 80 litros, 120 litros ou 1000 litros.
Por isso, pense no seu consumo: quanto de água é usado em banhos e torneiras? Considere o número de pessoas no local também. Depois, repasse esses dados para o vendedor te indicar a melhor opção de tamanho.

4. Estrutura

Não podemos esquecer que para o abastecimento de água quente, é necessário o preparo de uma tubulação hidráulica para fazer essa adaptação. Infelizmente, o procedimento não é barato, mas é essencial.

5. Conte com especialistas em instalação de boiler

Por último, mas não menos importante: lembre-se de confiar em um time especializado na instalação e manutenção de boilers. Dessa forma, você assegura um serviço de qualidade e o funcionamento pleno do equipamento. Aqui na Rheem, disponibilizamos todo o suporte para o seu sistema de aquecimento solar.

O que achou do nosso artigo sobre instalação de boiler? Conseguiu entender a importância desse serviço? Se gostou, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que buscam aquecedores para casa. Temos artigos toda semana em nosso site, fique ligado e acompanhe nossas novidades.
Até a próxima!