Notícias

Boiler a Gás ou Aquecedor a Gás: qual a melhor opção para a sua casa?

Boiler a gás ou aquecedor a gás? Conheça a melhor opção!

O aquecimento de água para casas é um tema que desperta muita polêmica: qual a melhor forma de garantir todos os benefícios desta solução? A principal dúvida gira em torno de duas opções: o aquecedor e o boiler a gás. Neste conteúdo, você vai descobrir as principais diferenças entre esses equipamentos. Ao final, será possível escolher a melhor alternativa para a sua residência!

Boiler a Gás

No boiler a gás, a chama fica acesa constantemente e o termostato regula a sua intensidade. Dessa forma, quando a temperatura da água dentro do boiler fica abaixo da que foi programada, a chama aumenta até alcançar a temperatura correta. Naturalmente, esse processo se repete toda vez que for necessário.

O equipamento pode funcionar tanto com gás natural, quanto com gás GLP. Nesse artigo, explicamos melhor como o boiler funciona.

Aquecedor a Gás

O aquecedor a gás existe há bastante tempo e seu funcionamento é simples: a água do aquecedor é aquecida por uma chama alimentada por gás, conforme passa pelo equipamento. Ou seja, na hora que você ligar o chuveiro, o gás é liberado e acende a chama de forma automática. O aquecimento é instantâneo, demorando apenas alguns segundos para atingir a temperatura adequada. Entretanto, destacamos que é normal a água sair fria no começo, isso porque a água acumulada na tubulação está fria. Para saber como resolver esse problema, vale a pena ler o nosso artigo sobre o recirculador de água quente.

Assim como o boiler, a chama pode ser mantida por gás natural ou gás GLP.

Como escolher o melhor aquecedor

É importante destacar que os dois equipamentos desempenham bem o seu papel, mas existem particularidades que são determinantes para a escolha final. Os aquecedores a gás são menores, mais práticos e mais baratos. Por conta disso, costumam ser mais utilizados em residências.

Contudo, dependendo da sua demanda por água quente, a melhor opção pode ser o boiler a gás. Devido a essa operação com grande volume, os boilers são amplamente utilizados em comércios.

Além disso, também é perfeitamente possível combinar os dois tipos de aquecimentos em sistemas mistos. Nesse caso, trata-se de um sistema conjugado ou uma central térmica.

O que achou do nosso artigo sobre o aquecedor e o boiler a gás? Conseguiu entender melhor a diferença entre ambos? Se gostou, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que buscam aquecedores para casa. Temos artigos toda semana em nosso site, fique ligado e acompanhe nossas novidades.

Até a próxima!