Notícias

Conheça os sistemas de aquecedor solar

Coletor e Reservatório Solar Rheem

No artigo anterior, falamos sobre a nova linha de aquecedor solar que a Rheem apresenta aos clientes, com o máximo e tecnologia e sustentabilidade e que podem ser usados em diversas aplicações.

Os novos modelos aperfeiçoam os sistemas de aquecedor solar que estão mais modernos e cada vez mais rápidos, facilitando o aquecimento da água e tornando o sistema mais econômico, proporcionando um banho mais quente e duradouro.

Como funciona os sistemas de aquecedor solar

Todos os sistemas de aquecedor solar têm por base ter os mesmos produtos, o que muda é a forma como cada sistema funciona. Em todos eles, são compostos de:

  • Coletor Solar;
  • Reservatório;
  • Respiro;
  • Alimentador de água fria;
  • Bombas de pressurização;
  • Aquecedor de passagem;
  • Caixa d’água.

As inovações tecnológicas, as melhorias nos coletores solares, capazes de absorver mais calor e nos aquecedores de passagem permitem que mais energia seja acumulada e possa ser passada nas tubulações e aquecer as duchas ou banheiras. Vamos conhecer esses sistemas.

Novos Sistemas de Aquecimento

Com as novas linhas de produtos, muito mais tecnológicos e funcionais, se tornou possível instalar um aquecedor em qualquer ambiente, seja comercial, industrial ou residencial. Com isso, surgiram novos sistemas que facilitam a vida dos usuários e otimizam o funcionamento do reservatório e dos coletores. Os sistemas utilizados na atualidade são:

  • Sistema de apoio solar

Este sistema é o mais utilizado e tradicionalmente usado em residências. O reservatório é ligado diretamente à caixa d’água e recebe o calor dos coletores solares e pressurizado para ir aos aquecedores solares e para o destino final, seja chuveiro ou qualquer outra ducha de aquecimento.

  • Sistema de termossifão em baixa pressão

Antes, precisamos explicar o que é este sistema. Ela não utiliza moto bomba para que a água circule entre coletores e o reservatório. A circulação é natural, com menor densidade da água aquecida para os coletores para o reservatório, enquanto a água fria vai para os coletores, buscando sempre um equilíbrio.

Neste caso, o respiro tem um papel fundamental. Ele fica na saída da água quente para o consumo, facilitando os ciclos de transferência da água. No caso, o reservatório térmico fica abaixo da caixa d’água, o que faz o ciclo de água ser natural.

  • Sistema de termossifão em alta pressão

O procedimento é igual ao sistema de baixa pressão, porém há uma diferenciação da localização do reservatório e da caixa. A altura da caixa d’água está acima de 5 m.c.a, o que exige a pressurização da rede hidráulica.

  • Sistema em nível

Neste sistema, o reservatório e a caixa d’água ficam no mesmo nível, tornando a circulação de água mais rápida e o ciclo de água é mais rápido e constante. É indicado no caso em que o telhado não permite a colocação dos equipamentos em desnível.

  • Sistema de termossifão em torre

No sistema de torre, o reservatório fica inferior em relação a caixa d’água, e a circulação de água fria e quente é feita pela densidade da mesma.

Sabendo dessas características dos sistemas, utilize aquele que for mais adequado para sua instalação, se o telhado possui desnível ou não e onde será instalado o aquecedor. As definições são feitas através de um técnico especializado.

Os aquecedores da Rheem estão preparados para lhe atender e funcionam adequadamente aos sistemas de aquecedor solar disponíveis. Aproveite e conheça mais sobre as nossas soluções.