Notícias

Como funciona o aquecedor a gás: Tudo que você precisa saber

como funciona o aquecedor a gás

Você quer saber como funciona o aquecedor a gás para ter certeza se vale a pena investir neste produto em sua residência? Então, confira este artigo com dicas sobre qual modelo comprar e quais são mais adequados para uso em chuveiros/duchas e torneiras.

Sabemos que ter um banho caprichado pode contribuir, e muito, para desestressar depois de um dia corrido e cheio de compromisso. Por este motivo, uma boa ducha começa com a escolha certa dos equipamentos que aquecerão a água. Afinal, não há nada mais desagradável que ter o banho interrompido por um jato de água fria.

Tipos de gases utilizados em um aquecedor

Atualmente, os aquecedores a gás utilizam dois tipos:

–  Gás Natural (GN).

– Gás de Liquefeito de Petróleo (GLP).

Os dois tipos desempenham corretamente o papel de aquecimento da água. Uma das diferenças visíveis entre um e o outro é que o Natural só é transportado via encanamento. Já o GLP pode ser armazenado em botijões.

Se isso te faz remeter ao gás utilizado na cozinha, você está certo(a), pois o Gás de Liquefeito de Petróleo também é utilizado para acender a chama dos fogões, o que o fez ficar popularmente conhecido como gás de cozinha.

Gás Natural

O GN é resultado da degradação de fósseis, plantas, entre outras matérias orgânicas. Em sua composição existe a presença de hidrocarbonetos gasosos como, por exemplo, o etano e o metano.

Ele é classificado como natural por não poluir tanto o meio ambiente como outros gases.

GLP

Já o GLP é considerado como um gás condensável e sua origem está diretamente ligada ao petróleo, o que o faz ter em sua composição a presença tanto de butano quanto de propano.

Você sabia?

Os gases utilizados tanto para o aquecimento de água quanto para cozinhar não têm cheiro?

O mercaptano é acrescentado para alertar sobre o vazamento, pois a inalação de uma considerável quantidade de gás pode causar graves acidentes.

Modelos de aquecedores a gás

Além da escolha do gás a ser utilizado, o modelo do aquecedor também precisa ser o mais adequado para a sua residência.

Hoje em dia, é muito comum o uso dos aquecedores de passagem ou de acumulação. Vamos te explicar quais são as diferenças entre eles.

Aquecedor a gás de passagem

Toda água que é acionada ainda está fria até que ela tenha contato com o aquecedor de passagem.

O sistema responsável por aquecer a água é chamado de sistema de serpentina e está localizado ao redor da câmara de combustão.

Com esse tipo de tecnologia, a água é aquecida conforme vai passando pelo sistema interno do aquecedor e chega às duchas e/ou torneiras em uma temperatura agradável.

Leia mais sobre ele em nosso artigo:

Aquecedor de passagem: Como usar o equipamento em segurança

Como funciona o aquecedor a gás por acumulação?

Já o aquecedor a gás por acumulação precisa de um espaço para armazenar a água e mantê-la aquecida, mesmo quando não houver ninguém utilizando a ducha ou a torneira. Deste modo, há a necessidade em se ter uma chama piloto e um cilindro vertical em perfeito funcionamento.

Confira mais informações sobre os aquecedores por acumulação e de passagem neste vídeo:

Qual aquecedor a gás comprar?

A tecnologia contribui para oferecer ao consumidor os modelos de aquecedores de água que sejam satisfatórios para uso em diferentes pontos.

Todas as informações acima foram direcionadas mais às características técnicas dos aquecedores, mas você deve querer a indicação de modelos específicos, por isso vamos te indicar 4 aquecedores com base no número de chuveiros e torneiras que você deseja aquecer.

Aquecedor a gás para dois chuveiros

Se sua casa tem a necessidade em aquecer dois chuveiros, nós indicamos os aquecedores com capacidade com 16 ou 18 litros da Linha Prestigie.

Eles são projetados com tecnologia eletrônica e Exaustão Forçada, que atende duchas com até 8 litros por minuto.

Aquecedor a gás para dois chuveiros e três torneiras

Para residências que querem aquecer duas duchas e três torneiras, o mais indicado é o aquecedor com capacidade para 32 litros.

O modelo mais robusto consegue distribuir a água aquecida sem decepcionar.

Aquecedor a gás para dois chuveiros e duas torneiras

Para os casos em que o local precisa aquecer duas duchas e duas torneiras, orientamos o uso do Aquecedor a gás com capacidade para 26 litros. Ele é Indicado para chuveiros de até 8 litros por minuto e toneiras de 4 l/min.

Quer mais sugestões?

Faça uma simulação e escolha seu aquecedor agora!