Notícias

Sistema Cascata: a solução para alta demanda de água quente

Saiba mais sobre sistema cascata

Existem casas em que o consumo de água quente é muito alto e, algumas vezes, somente um aquecedor a gás não é capaz de gerar uma temperatura agradável para todos os pontos de vazão. Se você passa por esse tipo de inconveniente, saiba que há uma excelente solução: o Sistema MIC, popularmente chamado de Sistema Cascata.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor o que é o aquecimento em cascata e suas vantagens.

O que é o aquecimento ou sistema cascata?

O aquecimento de água em cascata é bem simples: dois ou mais aquecedores a gás são instalados em um sistema fechado, interagindo entre si. Um bom exemplo de local onde o sistema em cascata é muito importante são as academias. Normalmente, elas possuem cerca de 10 chuveiros por banheiro, todos com água aquecida. Com um alto fluxo de alunos tomando banho, um aquecedor não é suficiente para manter a temperatura agradável.

Diante desta necessidade, o sistema em cascata opera: ele interliga os aquecedores a medida que mais água quente é exigida. Essa flexibilidade é um dos principais benefícios da solução. Separamos mais alguns abaixo, confira!

Principais benefícios do aquecimento em cascata

Como destacamos acima, o sistema é bem versátil e flexível. Por exemplo: em caso de defeito em um dos aquecedores, é possível removê-lo para conserto sem prejudicar o sistema como um todo. Outro destaque do sistema é a sua durabilidade e robustez, uma vez que permite um uso mais inteligente das peças, aumentando a vida útil de cada componente.

Para ilustrar, preparamos um exemplo: quando você interliga em cascata dois aquecedores com capacidade de 36 litros de água por minuto, as suas capacidades são somadas e chegam a 72 litros por minuto. Se com um aquecedor apenas três chuveiros eram aquecidos, com o sistema em cascata será possível aquecer o dobro.

Por fim, podemos reforçar a eficiência energética do sistema, afinal, nele não há desperdício de gás. Em outras palavras, somente é usada a quantidade necessária para aquecer a água exigida e nada a mais.

O que achou do nosso artigo sobre o sistema em cascata? Conseguiu entender a melhor como essa solução pode ser útil para você? Se gostou, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que não conhecem essa opção de aquecimento. Além disso, temos artigos toda semana em nosso site, fique ligado e acompanhe nossas novidades.

Até a próxima!