Notícias

Norma para Instalação de Aquecedor a Gás

Normas para instalação de aquecedor a gás

Aquecedor a gás comprado e finalmente chegou a hora de usufruir de todos os benefícios deste equipamento, certo? Ainda não! Antes de qualquer coisa, é preciso instalar corretamente o aparelho. O aquecedor é um dispositivo complexo, com tecnologia de ponta e exige muitos cuidados durante a sua instalação. Para te ajudar nisso, em 2013, foram definidas normas para instalação de aquecedor a gás.

No artigo de hoje, vamos te explicar o que ela diz e por que você deve ficar atento às suas diretrizes.

Norma de Instalação de Aparelhos/Aquecedor a Gás

A norma NBR 13103:2013 foi criada para auxiliar em projetos de construção, ampliação, reforma ou somente instalação de aparelhos que utilizam gás, determinando critérios que prezam pela segurança de todos os envolvidos no processo. Dessa forma, a norma se aplica para as seguintes situações:

  • Aquecimento Central;
  • Piscinas;
  • Aquecimento de Ambiente;
  • Aquecer pisos;
  • Aquecimento a gás com apoio solar.

Instalação de Aquecedor a Gás: a importância da chaminé

Para instalação de aquecedor e aparelhos a gás, o uso de chaminé é obrigatório – pois trata-se de um equipamento de segurança. A estrutura serve para expulsar a combustão dos gases queimados, como o monóxido de carbono. Essa operação ocorre no interior do aquecedor, assim que a passagem de água o aciona.

Ou seja, a chama de gás é acesa, a queima acontece e os gases nocivos são liberados pela chaminé.

O que achou do nosso artigo sobre as normas para instalação de aquecedor a gás? Conseguiu entender a melhor a importância de respeitar as diretrizes do governo? Se gostou, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que passam que planejam instalar um sistema de aquecimento a gás. Temos artigos toda semana em nosso site, sendo assim, fique ligado e acompanhe nossas novidades.

Até a próxima!