Notícias

Como fazer a instalação de aquecedor

instalação de aquecedor

Garantir o conforto da sua família não tem preço, não é mesmo? Por isso, fazer a instalação de aquecedor é a opção ideal para manter seu lar sempre aconchegante. Entretanto, para que você tenha segurança e um aparelho sempre em funcionamento, é muito importante que a instalação de aquecedor seja feita da forma correta.

Continue a leitura e entenda como instalar aquecedor de forma adequada e usufruir ao máximo do seu aparelho.

Como fazer a instalação de aquecedor corretamente

Tanto o aquecedor solar quanto o aparelho a gás exigem que a instalação seja feita por pessoas treinadas. Além da alta complexidade da instalação de aquecedor, existem adequações que deverão ser feitas no ambiente. Além disso, há o risco de ocasionar depreciação na sua casa. Portanto, mesmo se você leu o manual e considerou uma tarefa fácil, procure uma assistência especializada!

Garantia de qualidade

Apenas a instalação de aquecedor feita por profissionais de uma rede credenciada oferece garantia de qualidade no serviço. A garantia inclui o bom funcionamento do aparelho, mas muito mais que isso! Apenas profissionais capacitados podem garantir a instalação de aquecedor a gás e solar. Principalmente dentro das normas oficiais de segurança e as recomendações expressas no manual. Além disso, se você não fizer a instalação de aquecedor a gás ou solar com uma rede credenciada, você perderá a garantia do fabricante.

Normas técnicas

Ao realizar a instalação de aquecedor solar ou a gás com uma equipe credenciada, você segue as normas determinadas para a sua segurança.

Desde o início de 2013, está em vigor a norma ABNT NBR 13103:2011, que regulamenta a instalação de aparelhos a gás para uso residencial. Ela estabelece os requisitos mínimos exigíveis para saber como instalar aquecedor a gás para uso residencial quando o somatório de potências nominais não ultrapasse 80,0 kW em um mesmo ponto.

Já para a montagem de aquecedor solar, a regulamentação é outra. A ABNT NBR 15569:2008 também determina os requisitos básicos para a implementação de um sistema de aquecimento solar com eficácia e segurança.

Manual de Instruções

As normas técnicas da ABNT determinam o local em que o aquecedor a gás ou o aquecedor solar devem ser instalados para que aconteça a circulação de ar e segurança em seu funcionamento.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas surgiu em 1940 e é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. O órgão também determina regras importantes para o funcionamento de aparelhos. Esse equipamento possui locais específicos em que deve ser instalado para que aconteça o correto funcionamento.

Contrate a assistência técnica credenciada e especializada, como a Rheem, para garantir o bom funcionamento dos seus equipamentos e a segurança da sua família.