Blog
Paloma

Energia Solar Fotovoltaica: entenda como funciona

Saiba mais sobre a energia solar fotovoltaica
05 de novembro de 2019

O mundo depende de energia para funcionar. Isso não é novidade para ninguém. Todas os nossos afazeres, dos mais simples aos mais complexos, dependem de energia. Nas últimas décadas, muitas fontes alternativas foram exploradas, justamente para possibilitar um consumo consciente. Nesse artigo, explicamos uma opção que tem se popularizado cada vez mais: a energia solar fotovoltaica.
Esse tipo de energia, assim como a energia solar térmica, utiliza o calor do sol para gerar calor. A diferença está nas tecnologias utilizadas: enquanto a térmica consiste na condução do calor captado por meio do aquecedor solar para aquecimento de elementos como água e gás; a energia fotovoltaica gera energia a partir da conversão da radiação solar emitida pelo sol em energia elétrica. Dessa forma, ela é capaz de colocar em funcionamento qualquer equipamento elétrico, e não apenas o chuveiro.

Energia Solar Fotovoltaica cresce no Brasil

A prova da eficiência desse tipo de energia é percebida no seu crescimento no mundo inteiro, superando inclusive, as previsões de especialistas da área. O forte investimento chinês no mercado de painéis fotovoltaicos foi um dos principais responsáveis pela disseminação da tecnologia. Para ilustrar: em cerca de cinco anos, os preços dos equipamentos caíram em torno de 80%, além disso, o relatório Perspectives for the Energy da IRENA, aponta que entre 2010 e 2016, o custo da energia fotovoltaica despencou 60%. Ou seja: a fonte está se tornando ainda mais competitiva e atrativa para o mercado.

No Brasil

No Brasil, encontramos alguns incentivos governamentais para o uso de energia fotovoltaica: isenção do ICMS sobre a energia excedente do sistema e a Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A compensação de energia elétrica indicado pela REN 482/2012 traz como benefício a possibilidade de economizar na conta de luz. Para isso, nos meses em que o sistema de geração distribuída produzir mais do que consumir, serão disponibilizados créditos de energia. Esse crédito é válido por 60 meses e pode ser abatido na conta do consumidor.
O que achou do nosso artigo sobre a energia solar fotovoltaica? Conseguiu entender melhor sobre o assunto?Se gostou, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que buscam aquecedor solar para residência. Temos artigos toda semana em nosso site, fique ligado e acompanhe nossas novidades.
Até a próxima!

Leia também



Boiler: Entenda como funciona e outras dicas
Como funciona o aquecedor a gás: Tudo que você precisa saber
Copyright © 2019 Rheem Aquecedores. Todos os direitos reservados.
Otimização de sites Multlinks