Notícias

Como aquecer piscina: garanta o lazer da sua família

Como aquecer piscina

Quem nunca deixou de entrar na piscina por causa da água fria? Mesmo no verão, o lazer das pessoas pode ser comprometido por uma temperatura excessivamente gelada. Se já passou por isso, saiba que existem diferentes soluções sobre como aquecer a piscina. No artigo de hoje, separamos 4 opções para garantir o lazer da sua família. Vamos lá!

4 alternativas para aquecer a sua piscina

Antes de mais nada, a primeira coisa a se fazer é conversar com um técnico especializado. Ele verá o projeto da sua piscina e conseguirá passar a melhor solução. Sem dúvidas, ele vai escolher um dos 4 modelos abaixo para a sua casa.

Bomba de calor (ou trocador de calor)

O sistema com uma bomba de calor funciona de forma similar a um ar condicionado, só que de maneira invertida. Basicamente, o aparelho retira o calor da atmosfera e o intensifica por meio de um compressor. Dessa forma, o calor é transferido para uma serpentina por onde a água corre e é aquecida.

É importante destacar que esse sistema deve ser instalado ao ar livre, por isso, considere o dimensionamento da piscina para escolher o melhor equipamento. Outro detalhe que não pode ser esquecido: a bomba de calor pode ser inviável economicamente para as pessoas que tem uma piscina de até 800 litros.

De forma geral, o primeiro aquecimento da piscina pode demorar até 36 horas. Mesmo com esse maior tempo de espera, a vantagem é que o consumo de energia é menor que o do aquecedor elétrico.

Lembre-se: a bomba de calor depende da temperatura do ambiente; portanto, em dias frios, ela demora mais para conseguir aquecer a água.

Aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico é o modelo mais comum e pode funcionar durante todo o ano, sendo eficiente em dias frios e nublados. O seu funcionamento é o seguinte: o dispositivo suga parte da água da piscina para dentro de um tanque de aquecimento; na sequência, essa água aquecida é transferida de volta para a piscina.

Pelo lado financeiro, essa alternativa é mais em conta em curto prazo. No entanto, quando pensamos a longo prazo, o gasto na conta de energia torna-se bem elevado.
O primeiro aquecimento leva cerca de 20 horas. Depois, com algumas horas diárias já é possível aproveitar a temperatura quente.

Aquecedor solar

O aquecedor solar é, provavelmente, a opção mais cara desta lista. Todavia, por conta da sua vida útil e o baixíssimo consumo de energia elétrica, ele pode ser uma alternativa bem econômica a longo prazo. Para você entender melhor: esse sistema funciona com placas solares que captam a energia do sol e a convertem em calor. Deste modo, a água da piscina é bombeada para dentro dos coletores que, por sua vez, transmitem o calor absorvido do sol e aquecem a água.

De maneira geral, os coletores são instalados em lajes ou telhados, mas em alguns casos, eles também podem ser alocados no chão. O que você deve se atentar sempre é na inclinação e na direção das placas, assim como na ausência de sombras ou outras interferências para que o equipamento colete o máximo da energia solar.

Aquecedor a gás

O aquecimento a gás é baseado na queima do combustível (GLP ou Gás Natural) para manter a temperatura da água sempre constante. O funcionamento é o seguinte: os gases aquecem a serpentina por onde a água da piscina passa, lá, ela aumenta a sua temperatura e retorna devidamente aquecida para a piscina. Normalmente, o primeiro aquecimento leva cerca de 24 horas e o consumo é equivalente ao de 2 chuveiros a gás ― cerca de 2,2 kg de gás por hora.

Assim como o exemplo anterior, essa instalação também tende a ser um pouco mais cara. Afinal, você precisará de um profissional habilitado e que opere de acordo com a NBR 13.103 (link para o artigo sobre a norma).

Vale destacar que as piscinas menores são as que melhor podem usufruir desse sistema.

O que achou do nosso artigo sobre como aquecer piscina? Conseguiu entender a melhor forma de solucionar o problema? Se gostou, curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que passam por essa dor de cabeça. Temos artigos toda semana em nosso site, fique ligado e acompanhe nossas novidades.

Até a próxima!