Blog
Paloma

Chuveiro com Aquecedor Solar x Elétrico: Qual a melhor opção?

Rheem blog
18 de setembro de 2019

Sem dúvidas, o chuveiro elétrico é um dos equipamentos mais populares nas residências no Brasil. No entanto, por exigir um consumo de energia elevado, ele abriu espaço para um concorrente de peso: o chuveiro com aquecedor solar. Essa tecnologia baseada em energia renovável está conquistando espaço no mercado, mas ainda desperta algumas dúvidas para o público. Pensando nisso, preparamos um comparativo entre o chuveiro elétrico e o chuveiro com aquecimento solar para te mostrar a melhor opção!

Como eles funcionam?

Nosso comparativo chuveiro elétrico x aquecedor solar começa com o funcionamento de cada opção e suas especificidades.

Chuveiro com aquecimento solar

Como o nome indica, esse tipo de chuveiro funciona com a luz proveniente do sol. Ou seja, é uma fonte de energia 100% renovável. Para a sua perfeita atuação, é importante que a sua residência esteja localizada em um local com boa incidência solar.
Para ilustrar, aqui estão as etapas envolvendo o funcionamento do aquecedor solar:

  1. Os painéis solares captam a energia do sol e a transformam em energia elétrica;
  2. O inversor solar transforma essa energia em corrente alternada, que é a corrente elétrica compatível com a rede de nossas casas;
  3. A energia produzida pode ser consumida imediatamente ou acumulada em baterias especiais;
  4. A energia excedente é devolvida para a rede elétrica.

Mas e quando o dia está nublado? Essa é uma das principais dúvidas de nossos clientes. Sim, quando há uma sequência de dias nublados, o aquecedor solar perde um pouco de eficiência e pode ser necessário o uso de aquecimento elétrico ou a gás. Todavia, esse tipo de problema é pouco frequente no Brasil, uma vez que nosso ano costuma ser bem ensolarado.
Outra pergunta recorrente é sobre o desempenho do aquecedor a noite. Nesse caso, a resposta é mais animadora: o nosso sistema de aquecimento solar é desenvolvido não somente para aquecer a água, mas para preservá-la assim por um bom tempo. Portanto, você poderá tomar um banho agradável normalmente no final do dia.

Chuveiro Elétrico

O chuveiro elétrico é bem simples e de fácil instalação, e essas duas características são as suas principais vantagens. O seu funcionamento depende única e exclusivamente do fornecimento de energia elétrica, caso ela seja bloqueada por qualquer motivo, não é possível utilizar água quente.

Chuveiro elétrico e chuveiro com aquecedor solar: o que é mais barato?

Existem duas diferenças significativas quando comparamos os valores envolvidos nessas duas opções: o valor de investimento e o valor do retorno a curto/médio/longo prazo. Se o aspecto for o gasto inicial, o chuveiro elétrico é mais em conta, já que, em média, com R$ 40,00 você consegue comprar um. Em contrapartida, após a instalação, esse “barato” sai caro, pois o consumo de energia elétrica, como destacamos no começo do artigo, é altíssimo.
Já o aquecedor solar, embora demande um investimento maior na sua compra, traz durante seu uso, uma redução de até 30% na conta de energia. Aliás, não pense que esse retorno demora, você consegue mensurá-lo rapidamente. E o melhor de tudo: com uma instalação bem feita, é possível passar a maior parte do ano sem usar energia elétrica para o aquecimento de água.

Mas no final, qual escolher?

A escolha entre o chuveiro com aquecedor solar e chuveiro elétrico depende exclusivamente de como está o seu orçamento e o que você pensa sobre economia de energia e sustentabilidade.
Tempos atrás, investir em energia sustentável parecia caro demais. Entretanto, com uma rápida pesquisa na internet, você percebe que o aquecedor solar está mais moderno e acessível. Sendo assim, não acha que vale a pena pensar em uma economia a longo prazo, aliada ao cuidado do nosso ambiente?
Para te ajudar nisso, conte com a gente! Somos especializados em soluções de aquecedores solares e atuamos há mais de 60 anos nesse segmento, com produtos espalhados pelo mundo inteiro. Confira nosso catálogo e escolha o melhor equipamento para a sua casa!

Leia também



Como funciona o aquecedor a gás: Tudo que você precisa saber
Copyright © 2019 Rheem Aquecedores. Todos os direitos reservados.
Otimização de sites Multlinks