Notícias

Bomba Pressurizadora para Chuveiro: a solução para problemas de pressão

Bomba pressurizadora para chuveiro: por que investir?

Imagine a seguinte situação: você chega em casa após um exaustivo dia de trabalho, liga o chuveiro para tomar um banho relaxante e ele está com baixa pressão. Ou seja: a água está fraca e com pouco volume e, o que era para ser um momento de descanso, torna-se uma verdadeira dor de cabeça. Nesse artigo, vamos explicar por que isso acontece e como você pode resolver esse inconveniente com a bomba pressurizadora para chuveiro. Confira!

Por que a água da sua casa não tem pressão?

Para compreender o problema, precisamos falar sobre o sistema hidráulico de uma casa. Primeiramente, ele é composto por duas tubulações: uma que trabalha somente com água potável, realizando a sua distribuição pela casas; e outra que opera apenas com a rede de esgoto, absorvendo a água descartada e a direcionado para rede pública de coleta para o devido tratamento.

Portanto, quando esse sistema é projetado, é fundamental muito cuidado em sua execução – justamente para evitar complicações como entupimentos, vazamentos e dificuldades de pressão. Infelizmente, mesmo com toda a atenção, é possível que esses problemas se manifestem com o passar do tempo. Vamos entender como ocorre a diminuição da pressão?

Água sem força na caixa d’água

Como destacamos antes, para que haja uma boa pressão pelos canos, é essencial que o sistema hidráulico tenha sido projetado de maneira adequada. É esse sistema que impulsiona a água por toda a rede de canos, especialmente para o chuveiro e vasos sanitários.

Quando o problema de pressão é causado pela caixa d’água, uma solução é: coloque a caixa numa altura maior que a do chuveiro. Dessa forma, ela descerá com mais força para as saídas.

Tubulação

Mais um ponto fundamental para recebermos água com pressão é a tubulação. Por isso, os canos precisam ser bem posicionados e conservados. Caso ela tenha sido projetada com curvas e dobras, naturalmente, perderá pressão ao circular pelos canos. Em outras palavras: quanto menos curvas a água fizer até o destino final, maior será a pressão.

Bomba d’água

Se você utiliza o sistema hidráulico com dois reservatórios e uma bomba d’água, o problema de pressão pode ser causado justamente por algum defeito na bomba. Em suma, entre as falhas mais comuns, podemos destacar:

  • Instalação incorreta;
  • A bomba pode estar travada;
  • A bomba gira no sentido contrário;
  • A rotação da bomba causa algum tipo de atrito;
  • A gaxeta pode ter sido muito apertada;
  • Não há tensão suficiente para alimentar a bomba;
  • Entrada de ar no tubo;
  • A válvula de pé pode estar entupida;
  • O injetor da bomba pode estar obstruído;
  • A bomba utilizada não é a melhor opção para o sistema.

Uma bomba pressurizadora para chuveiro pode ser a solução

A bomba pressurizadora para chuveiro é responsável por aumentar a pressão da água, aumentando sua vazão durante o banho. Você pode instalá-la na saída de água da rede, para assim, potencializar a pressão nos demais pontos de consumo também.

Estruturalmente, a bomba de água é um equipamento hidráulico composto por uma eletrobomba (que confere mais força à água) e um controlador automático, dessa forma, se um ponto de consumo abre, a eletrobomba é acionada; quando fechado, ela desliga. Por conta dessas características, a bomba pressurizadora é um equipamento extremamente versátil, podendo ser usado em casas e até mesmo comércio.

Saiba mais: Pressurizador para aquecedor a gás: Por que ter um em casa?

Funcionalidades da bomba pressurizadora para chuveiro

Dessa forma, existem duas principais funções do pressurizador para chuveiro:

  1. Aumentar a pressão da água nos seguintes usos: duchas com pouca pressão; duchas escocesas/alemãs, hidromassagem; aquecedores a gás; máquinas de lavar; torneiras; mangueiras; geladeiras e banheiras;
  2. Puxar ou drenar água: serve para drenar água de enchente e reservatórios; transferir água de um reservatório para outro; fornece água para reservatórios; cisternas e poços.
    Com a bomba pressurizadora, você tem a garantia de um banho bem relaxante ao final do seu dia!

Essas foram nossas dicas sobre como resolver problemas de pressão em sua residência. Além disso, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus contatos. Temos novos artigos toda semana em nosso site, fique ligado para acompanhar nossas novidades!