Blog
Paloma

Ar condicionado portátil quente frio: Como escolher o melhor?

24 de junho de 2021

Se você está pensando em garantir momentos de confronto à sua família, seja no verão ou no inverno, provavelmente já deve ter pensado em comprar um ar condicionado portátil quente e frio para sua casa, certo? Opção viável para quem precisa do equipamento mas não quer gastar com reformas ou mora em um imóvel alugado, o ar condicionado portátil quente e frio vai suprir as suas necessidades e vai ser um excelente custo-benefício.

 

O ar condicionado portátil quente e frio é bem mais fácil – e barato – de instalar, além de ser móvel e independente, podendo ser utilizado em qualquer cômodo da sua casa em qualquer horário. Sem contar que esses modelos emitem menos ruído e podem ser utilizados em cômodos que vão de 13 a 18 m², ideal para apartamentos, casas e ainda pode levá-lo para sua casa de praia nos finais de semana e feriados ou vai utilizá-lo em ambientes menores.

Como funciona o ar condicionado portátil quente e frio?

O ar condicionado portátil quente frio funciona da mesma maneira que os modelos convencionais: o equipamento faz a troca do ar quente pelo ar frio. Apesar de mais simples, ele ainda precisa de alguma adaptação no seu ambiente: você precisa colocá-lo próximo a uma janela – ou instalar um tubo extensor.

 

Isso irá possibilitar que o aparelho ventile o ar quente para o lado de fora de casa, aumentando o friozinho do lado de dentro, por exemplo. Modelos mais atuais já contam com tecnologia inteligente e a água acumulada é utilizada pelo próprio aparelho, assim você nem precisa se preocupar com o descarte da água acumulada.

 Como escolher o melhor ar-condicionado portátil

Agora que você já sabe todas as principais informações a respeito do ar-condicionado portátil quente e frio, chegou o momento de aprender a escolher o modelo que melhor atenderá às suas necessidades.

 

  • Dimensões e portabilidade: confira as dimensões do aparelho e seu nível de portabilidade. Veja se ele cabe no cômodo em que você deseja instalá-lo, se ele tem rodinhas e alças para facilitar o transporte e também se ele cabe com facilidade no porta-malas de seu carro;
  • Potência (BTUs): a capacidade de refrigeração de um ar-condicionado portátil é medida pelo número de BTUs, que é a sua potência. Quanto mais BTUs, mais potente ele será e mais condições de refrigerar ambientes grandes ele terá;
  • Consumo de energia: dê preferência para aparelhos de ar-condicionado com alta eficiência energética. Para saber isso, basta olhar a nota do selo Procel. A nota varia de “A” até “E”. A nota A indica uma alta eficiência energética, ou seja, há pouco desperdício de energia em forma de calor, enquanto, a nota E, por sua vez, indica que o aparelho vai beber a sua energia de canudinho.
  • Emissão de ruído: procure ver nas especificações técnicas do aparelho o nível de ruído que ele emite. Geralmente essa informação é dada em decibéis. 
  • Design: dê preferência por modelos que combinem com a decoração da sua casa. Geralmente eles são vendidos em 3 cores: branca, preta e prata. Mas alguns modelos têm cores mais alegres e diferenciadas.

 

Leia também



Boiler: Entenda como funciona e outras dicas
Como funciona o aquecedor a gás: Tudo que você precisa saber
Copyright © 2019 Rheem Aquecedores. Todos os direitos reservados.