Notícias

Aquecedor de passagem: Como usar o equipamento em segurança

aquecedor de passagem

O aquecedor de passagem supre as necessidades de quem busca uma água aquecida tanto em duchas quanto em torneiras (a depender do modelo escolhido).

Uma das dúvidas de quem deseja ter o produto em casa é com relação à segurança. Algumas pessoas têm medo de que haja vazamento de gás, problemas com o aquecimento, entre outros. Para usufruir do produto sem riscos, preparamos esse artigo com informações importantes.

O que é o Aquecedor de passagem?

O aquecedor de passagem realiza a distribuição de água de forma contínua. Isso significa que o aquecimento acontece sempre que alguém utiliza a ducha ou a torneira, e não há acumulação.

Ele funciona por meio do uso de gás GLP ou Natural e exige uma chaminé de exaustão. É possível utilizar o aquecedor de passagem digital ou mecânico.

Assista ao vídeo sobre as diferenças entre um Sistema de passagem e o de acumulação:

Escolha do modelo de Aquecedor

Tudo começa com a escolha assertiva do melhor modelo de aquecedor para a residência. Algumas perguntas precisam ser respondidas, tais como:

  1. Deseja aquecer quantos pontos?
  2. O aquecimento será só para ducha ou para torneiras também?
  3. Mora em apartamento ou casa?
  4. Onde o equipamento será instalado?

Essas são perguntas que auxiliam a sua escolha. Para que não haja dúvidas, faça uma simulação para descobrir o modelo ideal.

Simulador para escolher o aquecedor de água

Aquecedor de passagem digital

 

 

aquecedor de passagem digital

Com modelos de aquecedores de passagem digitais disponíveis em 110 ou 220 V, a temperatura mínima da água é de 38°C e pode chegar até 65°C.

A chama modulante do aquecedor de água atua com dois estágios. Além disso, o produto já vem com oito sistemas de segurança e opções com sistemas eletrônicos e exaustão forçada.

Disponíveis com 12, 15, 16, 18, 22 e 26 litros. Para uso mais robustos, há capacidades para 32 e 36 litros.

Modelos de aquecedores de passagens digitais

Aquecedor de passagem mecânico

aquecedor de passagem mecânico

Um dos diferenciais do aquecedor de passagem mecânico é o de não haver chama piloto em seu acendimento, realizar o corte automático de gás – se houver vazamento – e o produto acende progressivamente.

Ele também tem baixa pressão de água e funciona com exaustão natural ou forçada. Opções para 7, 14 e 18 litros.

Confira os modelos disponíveis de aquecedores mecânicos de passagem

Instalação do aquecedor de água a gás

Depois da escolha apropriado do aquecedor a gás de água, outro passo importante é o de realizar a instalação com um profissional especializado.

Atenção: Nunca tente realizar a instalação sozinho. Os técnicos autorizados são os profissionais capacitados a oferecer o melhor procedimento e garantir a segurança.

Procedimentos de instalação conforme as normas vigentes

Com o trabalho do profissional autorizado, a instalação é feita em cumprimento ao que diz a NBR 13103:2015 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial.

Uma observação importante é o de limpar corretamente a tubulação de água e de gás, bem como remover o ar da rede.

Falamos mais sobre a instalação e o melhor local para colocar o equipamento em nosso artigo:

Como preparar a residência para a instalação de um aquecedor de banho

Dicas de segurança para utilizar o aquecedor de passagem a gás

segurança para usar o aquecedor de passagem

Atualmente, a alta tecnologia permite o uso de aquecedores de água projetados com a máxima segurança que o usuário merece. No entanto, algumas dicas são cruciais para um bom aproveitamento do produto.

1 – Gás apropriado para aquecedor de água

Sabemos que o aquecimento da água é feito com uso de gases. Atualmente, o mercado utiliza tanto o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) quanto o gás natural.

O que vai determinar o uso de um ou do outro é onde seu imóvel está. Nos casos de apartamentos que usam o gás coletivo, o indicado é o uso do Gás Natural. Já se o uso é para casas que utilizam o gás individual, o ideal é o GLP.

GLP para aquecedores de água

Para que haja a evaporação correta e suficiente, nós indicamos os seguintes tipos de GLPs:

  • P13 – 0,60 Kg/h;
  • P45 – 1,0 Kg/h;
  • P190: 3,5 Kg/h.

Não é indicado o uso do GLP de 13 Kg.

É importante também que a pressão do gás não exceda 280 mm.c.a.

Gás Natural

Para o Gás Natural é importante que seja observada a pressão e a vazão máxima do relógio/medidor. Além disso, não deve ultrapassar 200 mm.c.a.

2 – Soldagem

Nossa segunda dica de segurança é com relação à soldagem. É fundamental que a solda não seja menor que 80 mm.

Não remova, em hipótese alguma, a tela de filtro de conexão de água fria e o filtro de entrada do gás. Esse tipo de atitude faz com que você perca até a garantia do produto.

3 – Ligação hidráulica

A ligação hidráulica deve respeitar o diâmetro das tubulações, que precisam ser iguais aos diâmetros dos conectores dos aquecedores.

Essa ligação hidráulica permite conectar a entrada de água fria do aquecedor, saída de água quente do ramal e do gás.

4 – Registro de bloqueio

O registro de bloqueio permite o correto escoamento de água, além de eliminar os possíveis resíduos e ser possível checar a pressão de água.

5 – Água apropriada

A qualidade da água determina o bom funcionamento do aquecedor. Ela deve ser limpa, potável e sem a presença de qualquer tipo de substância química.

A temperatura deve ser de 3°C, no mínimo, e 60°C, no máximo.

6 – Limpeza dos aquecedores de passagem

A limpeza e higienização doméstica pode e deve ser feita. Neste caso, a orientação é de utilizar apenas um pano umedecido com água e detergente neutro.

7 – Manutenção

Todo produto precisa de manutenção periódica. No caso do aquecedor de passagem, o ideal é ter a manutenção feita por um profissional ao menos uma vez por ano.

Essa manutenção permite checar como está o funcionamento do aquecedor, bem como identificar se há alguma obstrução (como a presença de pequenos insetos) e garante a usabilidade do produto.

Leia também:

3 vantagens de se usar um aquecedor de passagem mecânico

Aquecedor de passagem digital e suas funcionalidades